segunda-feira, 31 de maio de 2010

Namoro Virtual - riscos e cuidados

NAMORO VIRTUAL

Primeiramente, convém esclarecer que não há uma legislação específica para tratar dos namoros virtuais, da mesma forma que não há lei que trate exclusivamente dos namoros convencionais.

O que há é um conjunto de normas que se aplicam a situações que podem ocorrer em qualquer tipo de relacionamento humano, seja namoro ou não, virtual ou convencional.

A título de exemplo podemos citar a previsão legal dos crimes de falsidade ideológica e falsa identidade, que correspondem respectivamente aos artigos 299 e 307 do Código Penal Brasileiro, e se aplicam tanto para namoros virtuais quanto para indivíduos que em qualquer situação atribuem falsa identidade para si ou para terceiros, bem como omitem ou inserem, em documentos públicos ou particulares, informações falsas.

Esses, aliás, são os crimes mais praticados quando o assunto é namoro virtual, posto que pessoas mal intencionadas, buscando obter algum tipo de vantagem ilícita, se cadastram em sites de relacionamento com dados falsos e, na maioria das vezes, utilizam indevidamente fotos de outras pessoas para passarem uma imagem mais atraente.

Todavia, na maioria das vezes, a falsidade ideológica ou falsa identidade vêm acompanhadas de outros crimes.

Após conseguir um primeiro contato com a vítima, o criminoso pode tanto cometer um simples estelionato, onde utiliza de meios ardis para induzir a vítima em erro e assim obter alguma vantagem ilícita, quanto pode atrair a vítima para crimes mais graves, como extorsão mediante sequestro, pedofilia, rapto ou estupro.

Merece destaque a chamada "traição virtual", onde uma pessoa casada passa a manter relacionamento amoroso virtual com outra, ou seja, surge a figura do "amante virtual".

A jurisprudência, que é o conjunto de decisões dos juízes e tribunais do Brasil, tem entendido na maioria das vezes que a “traição virtual” configura violação aos deveres do casamento e o cônjuge que assim agir será considerado culpado na separação, acarretando-lhe a perda de certos direitos como, por exemplo, o de pedir pensão alimentícia ao cônjuge traído.

Não temos conhecimento de algum dado estatístico confiável que aponte o número de pessoas que namoram pela internet, porém é sabido que a quantidade é relevante, tendo em vista que aumentam a cada dia o número de sites especializados em promover a aproximação de pessoas e o Brasil é o país que possui maior número de usuários cadastrados em sites de relacionamento.

Por todas as razões acima, a recomendação atual é a de que as pessoas evitem o que podemos chamar de "namoro virtual original", ou seja, aquele em que o primeiro contato se deu através da internet, sem que nunca tenha visto a outra pessoa antes ou, pelo menos, tenha sido apresentada por um amigo "convencional".

Já naquele namoro que começou em uma festa e, por questões de distância ou tempo, acabou por continuar virtualmente, os cuidados que se devem ter são os mesmos que são necessários em qualquer relacionamento humano, ou seja, deve-se procurar conhecer a outra pessoa, observar seu comportamento, onde trabalha, onde estuda, sua família, os amigos com quem anda, etc.

Porém, o que realmente deve ser evitado são os arriscados encontros marcados pela internet, em especial no caso de meninas.

Já restou verificado que mesmo que o encontro seja marcado em um local público, como um shopping ou parque, a segurança não está totalmente garantida, já que os criminosos, na maioria das vezes, conseguem convencer ou obrigar a vítima a ir para outro local. E é aí que se encontra o perigo.

Para quem já está envolvido em um namoro virtual e não quer abrir mão de ver no que vai dar, as dicas, em geral, já são de conhecimento de todos, ou seja, deve-se evitar passar informações como telefone, endereço, locais que você e sua família frequentam, hábitos, horários, etc.

Além disso, antes de marcar um encontro, é aconselhável exigir uma conversa através da webcam, com microfone, onde será mais fácil perceber, inclusive, quando a outra pessoa estiver mentindo e verificar se corresponde ao que ela diz ser no site de relacionamentos.

Alertamos, entretanto, que as pessoas tenham muito cuidado com a webcam.

Por maior que seja a paixão, nunca se deve fazer vídeos de caráter sensual na webcam, pois posteriormente podem servir de meio para outros crimes também muito comuns na internet: a chantagem e a ameaça!

Por outro lado, não se pode deixar de realizar uma pesquisa nos sites de busca, com o nome completo do pretendente a namorado virtual entre parênteses.

Esse procedimento pode revelar muitas coisas sobre o que esta pessoa anda fazendo.

As histórias sobre pessoas que tiveram problemas com namoro virtual são muitas. Mas uma que chamou a atenção, inclusive da mídia, foi a do golpista que, percebendo o nítido interesse amoroso da vítima, inventou uma história de que precisava realizar uma cirurgia e acabou conseguindo que ela lhe desse R$ 40mil, que nunca mais foram vistos.

Recentemente, em 05 de junho de 2010, uma médica paulista foi morta a facadas por um rapaz que conheceu na internet. Mais detalhes no link: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/06/medica-e-morta-facadas-em-frente-hotel-no-rs05062010.html


As vítimas preferidas dos criminosos são pessoas com problemas de auto-estima, carentes ou acometidas de fragilidades psicológicas, posto que se tornam as mais fáceis de serem enganadas com falsos elogios e declarações de amor.

Portanto, diante de uma realidade onde a internet é cada vez mais o principal meio de comunicação e relacionamento entre as pessoas, soaria como utópica a orientação para que fossem totalmente evitados os namoros virtuais.

Porém, da mesma forma que em um namoro convencional, há a necessidade de conhecer aos poucos a outra pessoa antes de confiar-lhe totalmente seus segredos e, o namoro virtual, em razão da maior facilidade que proporciona para que as pessoas mal intencionadas possam mentir, os cuidados devem ser muito maiores, em especial quando da tiver a intenção de passar do namoro virtual para o namoro convencional e conhecer o affair pessoalmente.

Mauro Roberto Martins Junior

42 comentários:

  1. EU ESTOU APAIXONADA POR UMA PESSOA QUE CONHECI EM UM CHAT NA INTERNET,ELE DIZ ME AMAR,COMO POSSO TER CERTEZA DE QUE ELE ESTA MENTINDO SEM PERDER ELE SE ELE ESTIVER FALANDO A VERDADE?
    TENHO MEDO DE PERDE-LO.MAS TENHO MEDO DE ME DÁ MAL.
    VAMOS DEMORA PRA NOS ENCONTRAR,POIS ELE ESTA NO CANADÁ ESTUDANDO.O QUE POSSO FAZER?

    ResponderExcluir
  2. Prezada,

    Conforme eu informei no texto, se você nunca se encontrou pessoalmente com esse "namorado virtual", você realmente tem que tomar muito cuidado, já que as chances de ser mentira boa parte do que ele fala, ou até mesmo tudo, é grande. Dessa forma, vá com calma, não forneça informações pessoais como endereço e telefone, não faça vídeos ou fotos comprometedoras e tente conversar com ele pela webcam. Além disso, tente você obter informações sobre ele, como telefone fixo. Antes e se encontrarem pessoalmente, é recomendável que conversem por um tempo por telefone. Se ele trabalhar, tente obter o telefone do local de trabalho e ligue para confirmar. Existem vários outros cuidados que você deve tomar. Portanto, o mais importante de tudo é ter muita calma e sempre deixar sua família ciente de tudo o que você está fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme já havia mencionado antes, este bandido turco está atacando novamente, encontramos varias outras paginas em nome dele
      enganando especificamente brasileiras pois o mesmo deseja abrir negocio e para ele é favoravel nosso país, ele quer visto de permanencia
      se alguma mulher está sendo mais uma vitima deste bandido
      cuidado
      http://www.facebook.com/emrah.hamarat.167?fref=ts

      Excluir
    2. olá tenho um namorado virtual , e já estamos juntos á´5 meses só no virtual , a gente só conversa por sms , eu mando fotos pra ele , mas ele nunka quer me manda fotos só mandou uma , ele diz que esse é o jeito dele msmo que é um pouco misterioso , será que ele tá´mentindo pra mim ? me ajude..

      Excluir
  3. Olá!

    Estou namorando virtualmente um rapaz que conheci num site sobre desenhos japonês e agente era só amigo mesmo,nos falamos pela Webcam e com microfone,já falei até com a irmã dele de 12 anos.E agente começou a namorar,ele não me pede informações como endereço e colégio que eu estudo.Ele mora em MG e eu em GO.Até agora tá dando certo,ele parece não mentir e eu sou sincera com ele também...Mesmo conhecendo ele assim,irmãos e mãe,é possivel surgir algum risco?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    O perigo das relações virtuais reside na distância física que impede a possibilidade de ser verificar a veracidade das informações.
    Embora você tenha falado com ele por webcam e microfone, não dá pra ter certeza de que as pessoas que ele diz serem sua irmã e sua mãe realmente o são.
    Dessa forma, é bom manter os cuidados para não passar informações de telefone, endereço, local de estudos, etc, além de deixar sua família ciente do que está acontecendo e nunca marcar encontro pessoal sozinha.

    ResponderExcluir
  5. Ola!

    eu namorei alguem que conheci num chat, ele me levou na casa dele, conheci a familia toda.
    Depois comecou a me pedir coisas que eu fui dando ja que tinhamos planos de morarmos juntos, ate que descobri que estava namorando uma menina da cidade dele tambem.
    Eu desfiz o namoro e pedi minhas coisas de volta so que ele se nega a devolver, mesmoadmitindo que algumas ele comprou com um emprestimo meu.
    Eu poderia entrar na justica contra ele?
    Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Analisando seu relato verifico que há possibilidade de ingressar com ação judicial para ressarcimento dos danos que ele lhe causou. Todavia, o montante desse ressarcimento está diretamente ligado ao que você conseguir provar que foi pago com seu dinheiro e se encontra com ele.

    Caso tenha mais dúvidas, colocamo-nos à sua disposição.

    ResponderExcluir
  7. oi ,queria uma ajuda vi um rapaz pla net e gostei comecei a falar com ele ai estamos sempre conversando so q ele mora distante de mim nunca vi
    mais no orkut dele as fotos sao fekes o q eu estranhei foi q so tem amigas mulheres ,so q foi eu
    q me comecei a amizade ,so q ele naum pede nada com endereco etc ... devo confia?so q naum quero deixar de falar com ele..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também enviei convite para um que achei bonito no facebook, depois de conco meses descobri que ele era um scammers, sorte que descobri a tempo de perder qualquer coisa, o fato de ee não pedir nada não sgnifica que não seja um golpista.

      Excluir
  8. Bom,
    Dá para verificar que você já sabe que este perfil do orkut não é confiável. Pode ser que nem seja um homem, você não tem como saber.
    Considerando a pior das hipóteses, ou seja, de ser um contato perigoso, ele pode não estar te pedindo nada porque foi você quem iniciou a amizade. Todavia, cuidado, com a demonstração do seu interesse, pode ser que ele passe a enxergar em você uma possível vítima.
    A melhor orientação é evitar esse tipo de perfil do orkut, por ser muito suspeito. Todo caso, se quiser continuar, vá com cuidado.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  9. ola mauro! gostaria de dizer que postei um trecho das suas informações no meu blogger, para ajudar uma pessoa que esta caindo em uma cilada, mais informei que as informações que colhi veio do senhor...gostaria de lhe agradecer por abrir os olhos de muita gente e evitar quee coisas piores aconteçam...se haver problemas no que postei gostaria de saber, assim posso excluir a minha postagem.
    obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  10. Sem problemas. O intuito do nosso blog é mesmo de orientar e ajudar as pessoas ! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não quero me identificar
      mas fui vitima de uma falsa promessa de casamento. Na verdade foram 10 meses, nos conhecemos em um desses sites de aprendizado de idiomas, e dai por diante ele parecia ser uma pessoa normal e de boa familia, pois ele fez questão de apresentar a todos. Em suma passou algum tempo descobri que ele fazia isso com várias mulheres e a familia e conivente, passei por pressão psicologica serissima. ele deixou de conversar comigo do nada e ainda atribuiu a culpa a mim pelo termino do relacionamento, mas descobri varias contas em seu nome com o mesmo proposito. Muitas pessoas dizem: como essas mulheres caem nessas coisas? isso é coisa para mal informados. Digo, não minha gente, sou mestra em educação, mas tive problemas com auto estima baixa e por essa razão esses vilões atacam de acordo com a fragilidade humana
      aqui está a página do facebook que age juntamente com amigos
      http://www.facebook.com/emrah.hamarat.167?fref=ts

      Excluir
  11. Eu conheci um estrangeiro no site de relaciomamento ele mora no Brasil em sc. Sempre falamos por web can estamos namorando so que eu moro no Pará e ele que q eu passd umas ferias com ele e se eu gosta ele que q eu fique falei para ele que aminha familia nao ia deixar na mesma hora ele enviou todo doc para o meu email mais acredito nele ele tem 55 anos mais quero saber qual doc e mais importante ele falou o que eu quiser de doc ele envia

    ResponderExcluir
  12. Entrei em um site de relacionamento e um homem escreveu para mim e começamos a conversar. Em uma semana só que nos " conhecíamos ", ele já veio dizendo que me amava muito e queria casar; que viria me conhecer no meu estado, mas teria que dormir no hotel com ele. Como me recusei, ele desistiu de vir. Isso foi em abril... Novamente ele retornou a falar comigo em junho e veio com a história que se apaixonou e não conseguia me esquecer; e de novo a insistencia, que só viria se aceitasse dormir com ele no hotel. Não aceitei aí ele diz que não poderia vir... Sempre fiquei descofiada demais o pq de ele ficar bem bravo qnd eu dizia que não iria dormir no hotel com ele , que primeiro tinha de conhece-lo mais... Em dezembro ele voltou a falar comigo a msm história ( eu te amo muito , vc é minha vida , me mostrou fotos da casa dele, dizia que queria ter filhos ... ) , e sabia que iria ao estado dele pq ia fazer uma prova lá ... disse até que voltaria comigo ao meu estado para falar com meus pais ; mas fez a proposta de novo: olha , eu acho que vc não me ama pq não quer ir ao motel comigo no primeiro encontro... / nos encontramos no estado dele e ele nem convesou direito comigo e já foi dizendo que queria ir ao motel... claro que não aceitei ; ele mal se despediu de mim , voltei ao meu estado e ele me excluiu para não falar mais... / é... para quem dizia que me amava tanto , só saí magoada em acreditar em tudo que me disse. / ele sempre me pedia fotos , meu telefone, informações... / Por favor , corri algum risco ao conhece-lo pessoalmente e essa irritação dele qnd dizia que queria conhecer primeiro para depois aceitar o convite , era pq estava mentindo?

    ResponderExcluir
  13. ola conheci um menino no chat ele e super legal,gosto muito dele já falei com duas irmas dele pelo msn,mas não confio q seja ela pq sempre parece que to falando com ele mesmo.ele pergunta muitas coisas como cidade,endereço,nome dos pais,tudo ele que saber.o que faço obrigado

    ResponderExcluir
  14. Olha estou conversando com um rapaz por telefone,ele me disse que tinha na faixa de 25 anos so que buscado no google visualizei o cpf dele e pesquisei no spc o nome da mae confirma com o nome que ele me disse e o nome dele completo a data de nascimento esta muito alem da que ele me disse,tem condiçoes dessa data esta errada no spc no caso la diz que ele nao tem 25 anos e sim 89 anos.Busquei o perfil dele no facebook nao tem fotos apenas de mulheres cada uma de um estado.O que faço?

    ResponderExcluir
  15. ola boa noite conheci uma pessoa na net tenho 30 anos de familia simples e ele diz ser uma pessoa com uma situação financeira elevada ele me deu o numero do celular, cpf , endereço e seu nome confirmei os dado mas tenho medo que ele não esteja falando a verdade ele quer me conhecer me pediu em namoro e casamento e não aceitei mas mesmo assim eles existem em me encontrar para ver se eu aceito eujá falei que não acredito em namoro virtual mas mesmo assim ele persistentee isso vai fazer um ano e alem disso ele é mais velho do que eu trinta ano hum estou muito desconfiada me ajuda se vc puder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você está desconfiada e com razão. Uma coisa é certa, todo golpista procura seduzir suas vítimas com promessas de algum tipo de vantagem, geralmente financeira. Sabemos que se ele fosse tão interessante, não precisaria ficar um ano insistindo para conhecer alguém pela internet. Ademais, pedir em casamento alguém que nunca se viu, é muito suspeito. Tenha cuidado, promessa de casamento e riqueza é muito comum para iludir mulheres.

      Excluir
    2. foi exatamente o que aconteceu comigo senhor Mauro Roberto, estou aqui postando anonimamente pois temo pela minha integridade
      mas depois mandarei meus dados por e-mail
      como tambem foi assim, promessas de casamento em pouco tempo de conversa, nós mulheres nos iludimos com essas coisas e muitas não denunciam por medo ou vergonha
      http://www.facebook.com/emrah.hamarat.167?fref=ts
      novamente a pagina para que todos vejam
      ele está atacando novamente, fazendo novas vitimas

      Excluir
  16. oi, vi varias garotas falando sobre namorados virtuais, meu caso é o contrario, conheci uma menina num chat, sempre tive medo de namoro virtual, nunca nem cogitei passar pra real, mais no caso dela ela liga camera, e quando liga vejo ela conversando com pais dela, tipo coisas do dia a dia, penso que seria dificil ela armar tanto, pq falo com ela todo dia, todo dia ela liga camera, sempre ouço mae dela e o sobrinho dela conversando, ela mostra fotos de um afilhado, ja vi numa rede social que ela ta, que os que ela diz irmão realmente tem perfil la, essa amaiga mae do afilhado dela, tb tem um perfil lá..... esses dias ela deixou a camera ligada e dormiu assim, ficou horas assim, sobre encontrou ela ja comentou de conhecer, mais sem cobrança....sera que é possivel armar tanto...por ta com pe atras ainda não passei meu facebook pra ela....gostaria da opinião de vcs

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Geralmente os golpes são realizados por homens contra mulheres. Além disso, os fatos que você narrou dão indícios de que realmente a garota não está se fazendo passar por outra pessoa. Todavia, isso não é nenhuma garantia de que seja uma pessoa honesta e que você esteja totalmente isento de riscos, como ocorre quando conhecemos qualquer pessoa, seja pela internet ou pessoalmente. Portanto, o conselho que damos é o mesmo, tenha o máximo de cuidado e dê preferência a relacionamentos, tanto de amizade quanto de namoro, que sejam embasados em indicações de amigos, ou alguém que você conheça no trabalho, na escola, no clube... pela internet os riscos realmente são maiores.

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

    Mauro Roberto Martins Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito importante essa parceria neste blog, pois vejo muitas moças que igualmente a mim estão sendo enganadas por estrangeiros,
      boa iniciativa deste autor do blog
      na verdade ele tem razão, o namoro mais saudável ainda é o presencial e mesmo assim requer cuidados
      vou novamente colocar a pagina deste marginal turco para que todos vejam, não se enganem
      http://www.facebook.com/emrah.hamarat.167?fref=ts

      Excluir
  18. olá,eu costumo conversar com rapazes em sites de relacionamento,e geralmente na primeira conversa eles pedem pra ligar a câmera,mas eu não costumo ceder,gostaria de saber o que eu preciso saber sobre a pessoa antes de ter um contato mais íntimo como esse e quando é a hora certa para isso.

    ResponderExcluir
  19. Estou começando um namoro pela internet e estou ciente dos riscos e como posso evitá-los , mas eu queria algumas perguntas que possam me direcionar a uma conclusão mais fiel. Poderia me oferecer algumas perguntas para eu fazer ao '' meu namorado'' . Mesmo que eu fale com a mãe e a irmã eu queria ter algum outro meio.

    Quais perguntas eu devo fazer para que ele possa me dar respostas de acordo com suas intenções ?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, não há perguntas que assegurem as intenções dessa outra pessoa, uma vez que se ele estiver com más intenções, apenas terá o trabalho de inventar respostas falsas e mentirosas com o objetivo de te ludibriar e conquistar. Mas isso acontece tanto em relacionamentos pela internet quanto frente a frente, então a dica não são perguntas, mas sim você conseguir controlar os seus sentimentos, desconfiar sempre até que ele dê provas suficientes de que realmente gosta de você. Nunca transfira dinheiro, faça poses perante a webcam, conte segredos ou combine de se encontrar sozinha com ele.

      Excluir
  20. Conheci um português pela internet, eu fiquei muito desconfiada no início, pois seu msn, facebook e orkut eram lotados de mulheres do Brasil. Começamos a conversar e logo ele começou com promessas de casamento e " eu te amo mais que tudo"... acabei deixando me levar e acreditando. Me ligava várias vezes ao dia, fez com que eu envolvesse minha família, tinha crises de ciúmes e fez com que eu terminasse um namoro por causa dele. E eu fui me envolvendo com as promessas vazia que ele me promtia de amor e família. Foi quando descobri que ele era casado e tinha filhos em Portugal. Me deixou de lado depois disso. mesmo assim ainda aparecia sempre dizendo que tinha saudades, e como eu estava apaixonada acabava sedendo. Isso se perpetuou durante quase um ano e meio. Quando descobri que ele fazia isso com várias mulheres do Brasil inclusive meninas de 14 a 16 anos. O sofrimento foi grande e a prisão emocional que ele me colocou também. Por isso todo cuidado na internet é pouco...

    ResponderExcluir
  21. olá ,Eu conheci um moço pela internet e ele diz que me ama e esta apaixonado por mim e quer vir me conhecer , então eu faço inúmeras perguntas para ele e ele diz que fará qualquer coisa para conquistar minha confiança . Esses dias eu fiquei doente e tive que fazer uma cirurgia e ele pediu o número da minha conta e depositou 200 reais, sendo que eu não reclamei de nenhuma dificuldade financeira, depois ele disse que gostaria de me dar um presente , eu pedi uma calculadora financeira e ele mandou pelo correio. Ele diz que tem uma empresa e me passou o CNPJ E TEL , passou o número dos documentos dele e nome do pai e mãe e endereço tb e deixou claro que se eu quiser ele me encontra na frente de uma delegacia, e se eu quiser ele coloca a mãe dele para falar no web cam comigo, mesmo assim eu sou muito extremista e preocupada e gostaria de saber se há possibilidade de rastrear seus antecedentes criminais ? e se estou agindo da maneira correta e onde posso melhorar? beijos ...

    ResponderExcluir
  22. Eu quero saber se no caso do namoro virtual ter causado algum malefício, a parte afetada pode recorrer aos meios judiciais? reparação de danos morais por exemplo, pressão psicológica, desgaste emocional dentre outros. tenho todo histórico das conversas armazenadas, comprovante de remessa em dinheiro enviada por ele através da Western Union, quero processar este individuo por danos morais. Me diga , isto é possível?
    esta é a página, estou alertando em todos os blogs e sites de relacionamento, que outras moças não caiam na conversa deste marginal.
    http://www.facebook.com/emrah.hamarat.167?fref=ts

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    É preciso analisar caso a caso, porém é possível sim a reparação por danos morais em razão do sofrimento causado, bem como a reparação por danos materiais, em caso de prejuízos financeiros.

    Atenciosamente,
    Mauro Roberto Martins Junior

    ResponderExcluir
  24. eu falei com a embaixada e nada foi feito. eles não se envolvem em casos como este
    mas este homem continua fazendo vitimas
    http://www.facebook.com/emrah.hamarat.167?fref=ts

    ResponderExcluir
  25. Ola, Drº Mauro. Eu mantenho contato há 1 ano e 4 meses pela internet com um americano. Ele veio em Março/12 me conhecer e conheceu minha família e amigos. Tenho fotos nossas juntas e nos beijando. Nos falamos todos os dias, inclusive sobre planos futuros e visitas mútuas. Tenho tudo armazenado, desde email, facebook, messenger, menssagens no celular. Porém, de uns 2 meses para cá tivemos umas brigas e ele mostrou muita violência no momento da briga e chegou a me ameaçar dizendo que iria colocar uma foto da minha pessoa nua na internet. Ele quer que eu vá lá vê-lo, mas decidi não ir mais porque vi uma pessoa violenta em certos momentos. Quanto à ameaça sobre a foto, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  26. Olá,

    Tendo em vista que ele se encontra fora do Brasil, não há nada que possa ser feito aqui que possa ser imposto a ele lá, pois se trata de uma questão de soberania. A melhor saída, neste caso, é tentar convencê-lo amigavelmente a não realizar tal ato. Quanto à visita lá, em razão do que você falou, o seu medo é justificável e pode sim haver sérios riscos. Caso ele publique a foto, dependendo de onde estiver hospedado o site, será mais fácil ou mais complicado solicitar a remoção.

    De toda forma, reitero a sugestão que passo no texto de que nunca se deve que terceiros tenham fotos ou vídeos contendo intimidades, pois geralmente acabam sendo usadas para chantagens, inclusive financeiras.

    Atenciosamente,

    Mauro Roberto Martins Junior

    ResponderExcluir
  27. Mauro, boa noite
    Sou casada, num momento de crise, conheci um português, nos falamos e tivemos algumas afinidades, queria largar tudo para ficar com ele, mais descobri que ele ficava cantando todas as mulheres no chat,dai eu exclui me perfil e estou levando minha vida normal, agora ele fica dizendo que foi iludido, e uma pessoa me envia e-mails dizendo que é mãe dele, que vem aqui para conversar comigo, como se fosse alguma chantagem, como posso agir nesta situação, acho que ele quer dinheiro, não respondi seus e-mail, pode me orientar como agir legalmente, acho que ficamos juntos 2 meses apenas no msn. Grata

    ResponderExcluir
  28. Parte I
    Olá.
    Eu sou homem e ao contrário do perfil dos golpes virtuais fui adicionado numa rede social por uma mulher.

    O curioso é que eu não postei meu nome completo só parcial e um nickname como sobrenome. Ai depois postei fotos... E então essa mulher me adicionou.

    Eu e ela temos em comum um amigo o qual só conheço virtualmente. Esse amigo dela é um artista de renome mundial do qual sou fan. Essa mulher é ela mesma uma artista que tem parcerias com este e ela tem até um projeto artístico onde ele participa.
    Ela é uma pessoa bem pública, professora de escola de crianças a adolescentes. Há várias fotos dela no trabalho e nos perfis de seus alunos assim como fotos e vídeos no youtube com ela e seus parceiros artistas. Ela até me enviou um trabalho dela via correio sem que eu sequer sonhasse em pedir.

    A princípio ela teve contato comigo pelos comentários que eu fazia sobre o trabalho dela e seu grupo. E depois ela sondou meu perfil e os pequenos textos que escrevia, minhas fotos e gostos etc... e me adicionou depois de um bom tempo desde meus comentários.

    Eu tenho certeza e evidências de que ela não é fake ou finge ser outra pessoa. Só tenho receio do estilo de vida que ela talvez leve... de coisas ruins que ela possa estar me escondendo. Já a encontrei em artigos de jornais de anos passados da cidade dela na busca no google.... Ela me parece, por julgamentos subjetivos meus, uma pessoa de grande bondade é eu diria até de certa ingenuidade. Mas tenho receio de que possa ser alguém de caráter volúvel, de ter algum problema psicológico... mas é pura especulação pois não vejo nenhum indicio disso.
    O que me é curioso, é que embora eu tenha postado muitas fotos minhas (quase todas sozinho, nenhuma com a familia)e eu tenha no meu perfil apenas 8 amigos (dos quais conheci pessoalmente a metade)e não poste referencias ao meu trabalho (gosto de preservar minha privacidade fora de curiosos do meu emprego)ela tenha se aproximado tanto. Ela só pediu meu endereço para me mandar o presente mas não me pergunta nada do que eu faço na vida, se sou casado, com quem moro etc... e no decorrer de 6 meses o interesse romântico que era tímido e mascarado por ambas as partes foi se tornando mais e mais claro... até que hoje ela me diz que eu sou o único homem que ela ama... que quer me ver no mundo real para saber o porquê o coração dela bate diferente....

    ResponderExcluir
  29. Parte II
    Recentemente finalmente nos falamos na webcam após eu propor e tentar algumas vezes sem sucesso. Marcamos antecipadamente. Mas é difícil conseguir a voltar falar com ela embora ela diga querer. O natural seria uma frequência que ainda não há. Eu vi que ela é mais calada e observadora um tanto tímida. Talvez se eu fosse um aproveitador ela estaria se expondo ao perigo. Ela passou por um problema sério ha menos de ano que abalou vida dela... mas não acho que ela esteja desesperada. Ela realmente gostou de mim. Pois ela além de bonita e culta é uma pessoa pública com uma relativa fama artística no meio dela. Ou seja mulher bonita, culta exposta numa vitrine... não faltam homens interessantes para relacionamentos passageiros ou para relacionamentos duradouros. E o detalhe é que eu moro no Brasil e ela mora quase no extremo norte do planeta, no frio e aurora boreal.

    Isso nunca aconteceu comigo e um dos motivos de eu colocar apenas um nome meu, naquele que seria o meu 1º perfil assumido na net é que eu sou não gosto de expor meus dados ao público em geral e nunca esperei nem sequer novas amizades de verdade através duma rede social... quem dirá um namoro com envolvimento emocional profundo!

    O fato é que eu estou mesmo muito envolvido emocionalmente. Eu falo para ela que não quero nem olhar para outras garotas aqui... e é verdade eu me disciplino, pois dou valor ao respeito além do amor. Eu não ouço dela o mesmo, mas ela disse que quer me conhecer e já fez referencias indiretas a casamento ou coisa parecida. Ela parece também estar bem envolvida emocionalmente pois diz ter medo de que isso seja só uma ilusão da cabeça dela, de que não tenha futuro por causa da distância.

    ResponderExcluir
  30. Parte III

    Eu não tenho medo da distância, pois não tenho vínculos que me prendam aqui. Sou a bem dizer sem família e amigos atualmente. Minha carreira profissional se resumiu a períodos de desemprego e sub emprego. Mas ainda tenho esperança de fazer um curso técnico de verdade e talvez uma faculdade por amor ao oficio. E no passado eu já pensara em tentar a vida num pais próspero como o dela... Não teria muito a perder indo morar lá... mas meu medo é ter um desapontamento e desastre emocional. Por isso preciso conhece-la melhor, mas não quero deixar isso se estender por muito tempo. Espero que até completar 1 ano a distância geográfica tenha sido eliminada, isto é se ela passar nos testes via webcam e talvez algum encontro pessoalmente. Eu não quero que leve muito tempo para estar próximo porque isso é sofrido, e mais cedo ou mais tarde ela poderá se cansar como eu também e ocorrer um dolorido rompimento. Isso é muito louco! Estar assim envolvido com uma pessoa tão distante que nunca falei pessoalmente!

    Ai vem questões de como vamos nos conhecer? Ela parece não ter receio sobre mim... ela já falou de pegar um avião para vir me ver. Mas e se eu fosse para lá, conhece-la 1º e ou até morar... Como os familiares e amigos dela me olhariam?

    O fato de ela ser realmente uma pessoa conhecida, com fotos e até videos na net descarta totalmente que seja fake... então meu medo é mais da frustração emocional. E se ela for bipolar? Ou meio louca/sem noção no sentido de que expõe a vida a perigos? Ou se isso for uma fragilidade e carência passageiros(já dura quase 7 meses) e de repente ela me chuta o traseiro ou se afasta sorrateiramente depois de eu estar comprometido até o pescoço? Ela me falou que viveu muito tempo com uma mesma pessoa até acontecer o citado evento que abalou toda a vida dela... ela sabe que sou um homem de origem pobre... provavelmente deve deduzir que não tenho patrimônio além daquele que já declarei algumas vezes: boa mente e corpo e saúde e vontade de viver. E vou fazer questão de deixar isso bem claro que sou um homem que ainda meramente luta para sair da pobreza. Ela é de classe média bem estruturada no pais dela. Não consigo imaginar que ela tenha alguma má intenção comigo. Exceto que ela me quisesse para vender meus órgãos ou para ser imolado em algum sacrifício....

    Doutor Mário o senhor teria alguma palavra de cautela ou bom juízo baseado na sua experiência? Isso está tomando conta de mim dum modo surpreendente.

    ResponderExcluir
  31. Olá,

    É sempre bom lembrar que, seja na vida real ou na virtual, não há como ter certeza sobre a idoneidade da pessoa nunca. Em qualquer relacionamento há um grau de risco que a pessoa tem que assumir. Seu depoimento sobre ela demonstra grande chance de ser uma pessoa boa. Como é um relacionamento virtual, tome todos os cuidados citados no artigo para, aos poucos, conhecê-la melhor antes de tomar atitudes precipitadas.

    Atenciosamente

    Mauro Roberto Martins Junior

    ResponderExcluir
  32. olá,boa tarde dr.A minha pergunta é...conheci um rapaz pela internet a 4 anos atrás,durante algum tempo falávamos pela web cam,no ano passado fui a cidade dele que é em São Paulo e eu moro no Rio Grande do sul,passei uns dd com ele e com alguns familiares porque ele me disse que estava separado.Pois bem,não estava mentiras inventou p esposa não sei,oque sei é que fizemos mil planos para morar juntos e ele me jurou que não voltaria p esposa.Voltou assim que eu vim embora.Nesses anos eu sempre coloquei créditos no celular dele,emprestei muito dinheiro,enfim...fui usado descaradamente e o pior:eu sabia que estava agindo errado.Mas estava apaixonadíssima.Estamos juntos pela internet e 14 horas diárias pelo telefone em seu horário de trabalho,sendo que continua casado.Agora ele já falou com meus filhos,com minha familia e com um círculo de amizades minhas reais muito grande e ele mesmo falou à todos que está vindo morar comigo.Se ele estiver mentindo e me enganando,sendo que está dizendo ele só esperando o acerto de contas na empresa em que trabalha,então se ele estiver mentindo terei eu como processá-lo por ilusão e envolvimento moral com meu círculo familiar e de amigos?Por que se ele não vier onde vai parar a minha moral perante meus filhos,familiares e amigos??

    ResponderExcluir
  33. Oi
    Boa tarde.. sou separada e á alguns meses atrás conheci uma pessoa pela internet ele me adicionou no facebook dele e depois me chamou no bate papo e daí em diante começamos a teclar ele fala que sentiu algo diferente por mim quando viu as minhas fotos e gostou muito de mim eu também estou muito apaixonada por ele.. me falou sobreo seu trabalho e que ama oque faz pelo jeito é uma pessoa bem sucedida não fica me perguntando nada mas também não me deu seu endereço de e-mail e nem telefone e pelo jeito é muito ocupado pois é muito difícil está online e eu sou sua única amiga no face estou totalmente envolvida nesse romance o amo muito oque faço para saber se ele esta sendo sincero comigo?

    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Não estou querendo deixá-la preocupada, mas recomendo muito cuidado. O fato de você ser a única amiga na rede social é um indicativo muito preocupante. Fique atenta, pois parece um perfil criado especialmente para falar com você, razão pela qual não adiciona outras pessoas. Você pode estar sendo enganada por alguém que está se fazendo passar por alguém interessado em você.

    ResponderExcluir

Olá,
Agradecemos sua colaboração.
Toda manifestação no sentido de melhor informar nossos leitores e de ajudar na normatização dos meios eletrônicos é sempre importante.


Mauro Roberto Martins Junior